Olho no velocímetro

Normas%20de%20Circula%C3%A7%C3%A3o

 Diz o ditado que quem tem pressa vai devagar. Mas quando a pressa é mesmo grande todo o mundo quer correr além da conta. Cuidado! A velocidade é outro grande fator de risco de acidentes de trânsito. Além disso, determina, em proporção direta, a gravidade das ocorrências.
Alguns motoristas acreditam que a velocidades mais altas podem se livrar com mais facilidade de algumas situações difíceis no trânsito. E que trafegar devagar demais é mais perigoso que andar depressa.

Mas não é assim. Reduzir a velocidade é o primeiro procedimento a se tomar na tentativa de evitar acidentes. A velocidade máxima permitida para cada via é indicada por meio de placas. Onde não existir sinalização, vale o seguinte:

Em vias urbanas:

  • 80 km/h nas vias de trânsito rápido.
  • 60 km/h nas vias arteriais.
  • 40 km/h nas vias coletoras.
  • 30 km/h nas vias locais.


Em rodovias:

  • 110 km/h para automóveis e camionetas.
  • 90 km/h para ônibus e microônibus.
  • 80 km/h para os demais veículos.


Para estradas não pavimentadas, a velocidade
máxima é de 60km/h.

O motorista consciente, porém, mais do que observar a sinalização e os limites de velocidade, deve regular sua própria velocidade - dentro desses limites - segundo as condições de segurança da via, do veículo e da carga, adaptando-se também às condições meteorológicas e à intensidade do trânsito.
Faça isso e Você estará sempre seguro. E livre de multas por excesso de velocidade. No mais, use o bom senso. Não fique "empacando" os outros sem causa justificada, transitando a velocidades incomumentes baixas.
E para reduzir sua velocidade, sinalize com antecedência. Evite freadas bruscas, a não ser em caso de emergência. Reduza a velocidade sempre que se aproximar de um cruzamento ou em áreas de perímetro urbano nas rodovias.

Aprenda de uma vez por todas a fórmula perfeita para ser APROVADO de primeira na teórica do Detran