NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades

Pedestres são responsáveis por mais de 40 mil indenizações no primeiro semestre de 2019

 Os pedestres também fazem parte do trânsito, e o mês em que celebramos o Dia Mundial do Pedestre (08 de agosto) é a oportunidade para lembrar que o risco de acidentes atinge todos andam diariamente pelas ruas. No primeiro semestre de 2019, foram pagas mais de 46,8 mil indenizações aos pedestres vítimas de acidentes de trânsito e seus beneficiários. O número é alarmante porque, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o crescimento é de quase 9% (43.267). Neste post, lembramos que a redução desses números depende não só de infraestrutura, mas também do respeito mútuo entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Conforme Art. 29, § 2 do Código de Trânsito Brasileiro, “os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres. ”, mas será que é colocado em prática? O negligenciamento dessa regra pode resultar em acidentes com consequências irreparáveis. Mas por outro lado, a falta de atenção de quem anda a pé ao trânsito, com distrações como celular e fones de ouvido, também são fatores de risco.

De acordo com levantamento realizado pela Seguradora Líder, os pedestres foram responsáveis por 46.866 das indenizações totais pagas pelo Seguro DPVAT no primeiro semestre de 2019, sendo a maioria pela cobertura de invalidez permanente (36.137). Outros 5.866 deram entrada no pedido do benefício por reembolso de despesas médicas e 5.363 foram vítimas fatais.

A redução desse número depende de cada pessoa presente no trânsito, é preciso estar sempre atento, manter o respeito pelo próximo e fazer sua parte para que as vias sejam cada vez mais seguras para todos né, galera?

Então se liga, faça sua parte! Pedestres, lembrem-se: não atravessem pela parte de trás dos veículos; caminhe, de preferência, pelo lado de dentro das calçadas; antes de atravessar, faça contato visual com os motoristas para ter certeza de que ele te viu! E motoristas, estejam atentos para tentar antever a reação dos pedestres; não pare nas faixas; evite buzinar para os pedestres; e claro, seja gentil, dê a preferência! 😉



Fonte: Seguradoralider

9 de agosto de 2019

Aprenda de uma vez por todas a fórmula perfeita para ser APROVADO de primeira na teórica do Detran