NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades

Você sabe o que é Visão Zero e o que isso tem a ver com o trânsito?

 Reduzir o número de mortes no trânsito e os índices de congestionamento, além de melhorar a infraestrutura dos modais a serviço da população. Esse é um plano ideal de melhorias na mobilidade urbana de qualquer grande cidade do País e até do mundo.

Muitas cidades estão desenvolvendo seus planos de segurança viária, como é o caso de São Paulo e Fortaleza, com base no sistema “Visão Zero”, adotado na Suécia em 1997, e com resultados notáveis.

O que é a “Visão Zero”
Visão Zero é uma forma de compreender e desenvolver um Sistema Seguro de mobilidade. O sistema é baseado na premissa que nenhuma morte prematura é aceitável, entendendo que a vida humana é a principal prioridade, sobrepondo-se à eficiência da mobilidade e quaisquer outros objetivos dos sistemas viários e de transporte.

Essa política reconhece que os erros humanos são inevitáveis e, portanto, os projetistas das ruas devem considerá-los como parte do processo de planejamento. Se o desenho das vias ajuda a perdoar esses erros, então, a probabilidade de choques fatais é menor.

De acordo com o programa Visão Zero, os humanos podem cometer erros, mas o sistema viário não. Enquanto as políticas tradicionais de segurança viária estão focadas principalmente no comportamento humano, esse sistema busca enxergar as causas fundamentais dos problemas de insegurança viária, que, na maioria das vezes, deve-se a problemas do desenho do sistema viário e de transporte.

O programa enfatiza que tanto os provedores quanto os reguladores do sistema de vias e transporte “devem fazer tudo que estiver ao seu alcance para garantir a segurança de todos os cidadãos”.

Desde que adotou esse sistema, a Suécia conseguiu resultados invejáveis. Por exemplo, o País tem uma das taxas de mortalidade mais baixas em todo o mundo: apenas 3 em cada 100 mil habitantes.

Na prática, para se construir um sistema de segurança viária eficiente é preciso definir estratégias de atuação. Veja algumas desenvolvidas na Suécia.

Vias seguras para todos os modais
A forma como as vias são planejadas influencia diretamente na segurança viária. A redução da velocidade dos carros nas vias é um dos objetivos desse sistema. Seja através de modificações na estrutura, como faixas mais estreitas, maior sinalização e até lombadas, ou também na criação de espaços seguros para a circulação de pedestres e ciclistas.

Desenvolvimento de novos modais
Pesquisas comprovam que quanto mais as pessoas utilizam outros modais que não os carros, maior a segurança viária. Seja bicicleta, transporte público ou até mesmo a caminhada, o investimento em infraestrutura para melhoria de calçadas, ônibus e ciclovias é o ponto alto do sistema “Visão Zero”.

Controle de velocidade
A velocidade inadequada reduz o tempo disponível para uma reação eficiente em caso de perigo. Por esse motivo, o controle de velocidade é fundamental para a redução de mortes no trânsito. Na Suécia, com o programa houve redução do limite de velocidade nas vias e endurecimento da fiscalização de velocidade.

União de esforços
A união entre os poderes e os que tomam as decisões para um sistema seguro deve ser primordial. O plano Visão Zero propõe um trabalho conjunto entre engenheiros de tráfego, profissionais para fiscalização, designers de veículos, especialistas da saúde, educadores, jornalistas, cientistas sociais e funcionários do governo – todos juntos na construção de um trânsito mais seguro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portal do Trânsito

26 de junho de 2020

Aprenda de uma vez por todas a fórmula perfeita para ser APROVADO de primeira na teórica do Detran