NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades

9 Dicas para um Trânsito Melhor e Mais Seguro

 É responsabilidade de todos manter o trânsito seguro. Atenção, cuidado e prudência são pontos indispensáveis para garantir a segurança no trânsito e evitar acidentes. Prestar atenção às regras, e colocá-las em prática, evitando assumir posturas transgressoras.

Pensando nisso, listamos 9 dicas que devem ser adotadas no dia a dia, para que tenhamos um trânsito melhor e mais seguro.

1 – Faça revisões periódicas em seu veículo

É fundamental fazer manutenções periódicas e preventivas em seu veículo, elas verificam possíveis desgastes e impedem problemas maiores. Cuidar dos pneus, óleo, freio e faróis ajuda a garantir a segurança no trânsito, evitando acidentes por falha mecânica.

2 – Use sempre cinto de segurança

O cinto de segurança é um dispositivo de proteção para os ocupantes de um veículo e é de uso obrigatório. O principal objetivo é proteger vidas e diminuir as consequências em caso de acidentes. Dirigir sem o cinto, além do risco físico, pode gerar aplicação de multa.

3 – Se beber, não dirija

Álcool e direção não combinam, se for ingerir bebida alcoólica, não assuma a direção de um veículo. Um dos principais efeitos do álcool na corrente sanguínea é a diminuição de reflexos, o que prejudica muito a direção. Assim, além do risco de causar acidentes, as penalidades podem ser pesadas.

4 – Deixe o celular de lado

Uma das situações mais comuns no trânsito é encontrar motoristas utilizando o celular. Evite fazer isso, ainda que o veículo esteja parado no semáforo ou engarrafamento. Por maior que seja sua curiosidade, opte por ver as mensagens somente depois de terminar de dirigir. Utilizar o celular no trânsito além de gerar multa, pode causar acidentes.

5 – Mantenha distância do veículo da frente

Dirigir muito perto do veículo da frente é errado. Por mais que nesse caso, não exista aplicação de multas, a distância é recomendada para evitar situações imprevistas e fornece tempo para manobras diante de algum risco ou problema com o automóvel que está à frente.

6 – Respeite os limites de velocidade

As diferentes vias possuem limites de velocidade distintos, que são determinados de acordo com o tamanho, tráfego, fluxo de pessoas e outras variáveis. Eles servem para garantir uma condução segura e que o veículo tenha condições de fazer manobras ou parar totalmente antes de causar um acidente. Isso é ainda mais importante em áreas onde há escolas.

7 – Respeite a sinalização

A sinalização de trânsito serve para informar e orientar os motoristas sobre as vias. Obedecê-la é fundamental para evitar acidentes, principalmente quando se está em uma cidade desconhecida. Observe as placas, obedeça à sinalização semafórica e todas as demais indicações. Essa é uma atitude simples que faz toda a diferença.

8 – Sinalize corretamente

Sinalizar as ações antecipadamente também é uma medida de segurança no trânsito. O uso da seta faz com que os outros motoristas entendam suas ações, evitando qualquer atitude que possa causar um acidente. Além disso, é indispensável que você também preste atenção aos sinais dados pelos demais motoristas.

9 – Cuide dos pedestres, ciclistas e motociclistas

A ordem correta é a de que os veículos maiores são responsáveis pela segurança dos menores e todos cuidam dos pedestres. Portanto, além de estar atento à direção, o motorista também deve prestar atenção constantemente aos motociclistas, ciclistas e pedestres.

 

 

 

 

 

Fonte: Cursos de Trânsito

27 de novembro de 2020

Aprenda de uma vez por todas a fórmula perfeita para ser APROVADO de primeira na teórica do Detran