NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades

4 Dicas que vão te auxiliar na autoescola

 As aulas da autoescola são um momento muito importante para você conseguir adquirir a liberdade de mobilidade que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode apresentar.

Por isso, é fundamental estar atento para cada uma das etapas e poder se preparar para conseguir passar de forma centrada e tranquila.

O processo tem diversas etapas, sendo necessário passar por cada uma delas para garantir o recebimento de sua CNH, mas existem alguns elementos que podem ajudar a agilizar o tempo que esse procedimento irá tomar.

Algumas autoescolas têm serviços específicos de aulas particulares de direção para habilitados. Neste caso, você pode conversar com alguém que já se habilitou para saber um pouco mais sobre o processo como um todo.

Pensando nisso, neste artigo abordaremos algumas dicas para você conseguir tirar a sua CNH em uma autoescola certeira. Acompanhe!

Dicas para agilizar sua primeira habilitação

Alguns estágios podem ser agilizadas se você tomar algumas medidas comuns, que não farão você burlar nenhuma etapa, mas sim, otimizar o tempo gasto em todo o processo, para que você consiga concluir no menor tempo possível e logo tenha sua CNH em mãos.

1. Escolha o horário do curso
O curso teórico é uma das etapas obrigatórias, e pode tomar bastante tempo. Se você trabalha ou estuda, o ideal é buscar um período que tenha livre para se concentrar nesse processo.

Se você tiver disponibilidade de horários, procure algum com menos alunos. Assim, você não corre o risco de entrar em uma lista de espera e ainda conseguirá mais atenção dos instrutores para tirar todas suas dúvidas.

Pessoas com pouco tempo disponível podem optar por tirar a CNH nas férias escolares ou do trabalho. Pensando assim, o ideal é realizar o curso teórico antes, dessa forma, você deixa as aulas práticas para um período mais tranquilo.

Você está na auto escola para aprender dirigir, então defina a melhor forma possível de otimizar esse aprendizado.

2. Estude para a prova
Quando não se passa na prova teórica, esta pode ser um elemento proibitório para retirar a CNH, e deve ser estudada com muito cuidado.

Você pode refazer a prova quantas vezes desejar, mas depois de falhar em um exame, só poderá realizar outro aproximadamente um mês depois.

Se você quer ou precisa tirar a Carteira Nacional de Habilitação rapidamente, é importante se atentar para esta etapa. Participe de simulados e testes durante as aulas teóricas, estude o manual e mantenha os conteúdos em sua mente “frescos”.

Caso ache que deve fazer mais testes e estudos além do curso, é possível baixar simulados no próprio site do DETRAN (Departamento de Trânsito) e fazer uma prova simulada no próprio aplicativo deles.

O resultado do exame realizado no app sai na hora, te dando uma ideia de como você está para a prova real.

Algumas informações que serão passadas durante as aulas, como regularização cnh suspensa, são mais informativas. Realizar os simulados acaba agregando mais conhecimentos das matérias que de fato irão cais na avaliação.

3. Fique atento aos prazos
Tenha atenção aos prazos para cada um dos agendamentos. É importante saber quanto tempo a autoescola leva para marcar os exames para alunos.

Algumas autoescolas demoram mais de um mês para marcar a prova prática, o que pode prejudicar um futuro condutor, uma vez que ele estará a um bom tempo sem tocar em um veículo.

Você tem especificamente o período de um ano para passar por todo o processo de aquisição da CNH, então mantenha-se atento para os prazos oferecidos pela autoescola e tente realizar todas as etapas de forma focada e direta para não ter problemas.

Aproveite esse período para deixar seu veículo pronto para a utilização. Solicite a algum familiar ou amigo de confiança habilitado que o leve para fazer um check-up, adesivação de carros ou outros serviços, para que seu foco seja apenas no estudo para a habilitação.

4. Agendamento de aulas
Se você não tem tempo o suficiente para fazer todas as aulas, não há o que se preocupar. A quantidade de aulas é obrigatória, mas existem alguns recursos que podem reduzir esse tempo.

Se houver disponibilidade da autoescola, você pode agendar múltiplas aulas para o mesmo dia. Dessa forma, você consegue reduzir o tempo gasto entre as aulas práticas, sem perder o período de treinamento e o conhecimento de direção.

Aulas durante a semana costumam ter mais espaços que aulas aos sábados, portanto, se você tiver essa possibilidade, opte por buscar essas datas para reduzir o tempo necessário de aulas e poder realizar o exame mais ligeiramente.

A maioria das autoescolas têm recorrido a excelentes recursos que podem agilizar seu aprendizado concretamente, como simuladores virtuais e outros recursos tecnológicos que podem ser a diferença para conseguir seu objetivo de tirar a CNH.

É importante saber que estudar é entender tudo relacionado a legislação de trânsito e dos fundamentos de dirigir.

Você compreenderá quais os meios legais de limpar pontos da cnh, fazer renovações e diversos outros procedimentos que parecem burocráticos e confusos.

Como escolher a melhor autoescola?
Boa parte do processo pode ser agilizado se você estiver em um estabelecimento de renome e qualidade, que possa prestar os serviços com a atenção e a assertividade que eles precisam.

Para isso, alguns elementos são cruciais para o conhecimento de qual opção é mais adequada para você conseguir se inscrever.

O primeiro e mais importante passo é verificar se a autoescola possui todas as licenças de funcionamento e está regular junto ao DETRAN.

É fundamental que a autoescola funcione exatamente conforme a lei, assim, você não será pego de surpresa depois de iniciar o processo de obtenção da carteira nacional de habilitação.

Algumas empresas de manutenção de veículos conhecem os melhores locais para fazer negócios. Busque a auto elétrica mais próxima para tirar dúvidas e conversar sobre quais opções de autoescola os profissionais daquele local recomendam.

Alguns elementos são necessários para esse tipo de estabelecimento ter credibilidade, como:

Alvará de funcionamento;

Seriedade nas etapas;

Documentação em dia;

Não oferecer opções duvidosas.

Quando uma empresa toma atitudes ilegais, ela coloca em risco todos aqueles que confiaram em seu expertise, e é uma segurança a mais para você como futuro condutor que o estabelecimento seja correto.

Não tenha medo de pedir para verificar documentos da empresa, alvarás de funcionamento e suas datas de validade, entre outros fatores que podem ser determinantes para escolher uma boa autoescola.

Outro ponto a levar em conta é a questão de aprovação. O custo de tirar a Carteira Nacional de Habilitação é dispendioso, e muitas pessoas podem acabar gastando mais ainda tendo que refazer as provas e outras atividades.

Uma boa autoescola pode evitar uma série de problemas no futuro, incluindo a visita frequente a oficina funilaria e pintura. Portanto, tenha certeza de sua escolha.

Pensando nisso, é ideal encontrar uma autoescola que tenha um índice de aprovação alto.

Isso pode significar uma série de fatores, como equipamentos de qualidade para as aulas, instrutores qualificados e métodos adequados para o ensino.

Uma autoescola com um índice de aceitação muito baixo pode representar problemas na forma como passam a informação, o que pode prejudicar os candidatos que se apoiam nela para a tão sonhada CNH.

Normalmente, autoescolas com preços muito abaixo da realidade ou com soluções infalíveis para o campo financeiro estão relacionados à questão da aprovação.

Não é necessário buscar as autoescolas mais caras, uma vez que a prestação de serviços tem uma precificação subjetiva. Ainda assim, é interessante identificar todos os fatores anteriores quando estiver fazendo uma busca de preços no mercado.

Algumas vezes, você pode ter acesso a pessoas que estão no fim do processo de aprovação da CNH ou conhece alguém que já frequentou uma determinada autoescola.

Essas pessoas são ideais para passarem a sensação que tiveram enquanto eram alunos, bem como os pontos positivos e negativos que uma determinada autoescola pode apresentar.

Se você ou algum familiar possui um veículo, uma boa opção pode ser buscar uma autoescola que tenha o mesmo modelo ou um similar para fazer a prova.

Caso não tenha, fique atento para escolher um veículo de boa qualidade e moderno, que desempenhe um bom resultado durante a prática de dirigir.

Cada veículo de uma autoescola tem sua própria agenda de aulas, então é importante escolher um que concilie-se com seus horários disponíveis para poder efetuar as aulas com mais agilidade e presteza.

Pode ser necessário que você tenha que procurar uma auto escola com carros adaptados, normalmente prontas para atender qualquer tipo de necessidade.

A maioria das autoescolas passará para você um orçamento de cada uma das etapas, para depois oferecer um pacote promocional do curso inteiro.

Tome cuidado com essa opção, pois uma vez que seja acordado, a empresa não tem responsabilidade de devolver o dinheiro caso haja algum problema ou insatisfação.

Pensando nisso, o ideal é realmente ir pagando aos poucos cada uma das etapas, caso haja essa opção.

 

 

 

 

 

Fonte: Porto Gente

8 de janeiro de 2021

PRIMEIRA HABILITAÇÃO? BAIXE O NOSSO EBOOK