NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades

Dicas para cuidar dos pneus na hora de fazer a baliza

 A hora de estacionar o veículo pode ser o momento mais crítico para um motorista. Depois de namorar um carro usado por meses, você adquire o veículo, e na primeira volta, bate os pneus no meio fio na hora de fazer baliza.

Pode te custar apenas um leve risco nas rodas, ou dependendo da intensidade da batida, problemas graves de alinhamento nas rodas do seu carro.

Fazer a baliza parece um tanto complicado, mas pode ser muito simples com alguns macetes que você pode aprender com bastante treinamento e atenção. Confira algumas dicas interessantes!

Cuidados com os pneus
Se você tem um veículo, você sabe que toda semana precisa passar em um posto e fazer a calibragem correta dos pneus. Porém, o que mais pode ser feito para prolongar a vida útil dos pneus do seu carro? Confira algumas dicas.

Calibragem
Semanalmente calibre os pneus do seu carro de acordo com as especificações do fabricante. A baixa pressão dos pneus murchos pode causar deformidades.

Alinhamento e balanceamento
Faça o alinhamento e balanceamento nos pneus a cada revisão programa. Caso você sinta que o volante está puxando para os lados, passe por buracos que causem trepidações no volante, você deve refazer esse procedimento para alinhar a direção do veículo.

O carro puxando para os lados tende a desgastar a parte interna do pneu e diminuir a vida útil dessa peça tão importante.

Problemas que a baliza causa nos pneus
Ao fazer estacionar um veículo, normalmente o motorista está em baixa velocidade e correndo pouco risco de sofrer um acidente.

Porém, por outro lado, ele pode estar colocando em risco a saúde da direção e dos pneus do veículo. Se o motorista insiste em virar todo o volante antes mesmo de sair com o carro do lugar, ao longo do tempo, ele irá conseguir um problema grave na direção elétrica ou hidráulica.

De contrapartida, se o motorista não consegue verificar pelos espelhos o seu posicionamento dentro da vaga e precisa cotidianamente bater com os pneus no meio fio, ele pode estar criando programas na geometria e balanceamento do carro.

Parece que usar essas manias para fazer baliza podem estar ajudando, mas no geral, estão causando problemas mecânicos no veículo, que no final acabam em prejuízo no bolso.

6 dicas para fazer a baliza perfeita
Se você ainda está tirando sua carteira de motorista, ou não está muito seguro se está fazendo a baliza da forma correta, separamos algumas dicas infalíveis para você não errar na hora de estacionar o carro.

1. A vaga
Essa pode ser a missão mais complicada na hora de fazer a baliza. Achar uma vaga para estacionar o carro em grandes cidades é quase como ganhar na loteria.

Mas procure algum espaço que seu veículo possa ser estacionado sem problemas, analise o modelo e tamanho do seu carro, para não ficar no prejuízo!

O ideal é que a vaga tenha possa ocupar seu veículo e ter uma sobra de cerca de 40 centímetros, para você pode realizar as manobras necessárias para colocar e tirar o carro do local.

2. Analisando o espaço

Tudo que está ao seu redor deve ser considerado como um obstáculo. O trânsito, outros veículos, espaço, subida, descida, paredes, meio fio.

Se você não pude evitar esses pequenos percalços, tente se posicionar o mais próximo possível, para manter apenas um lado ocupado, e não os dois.

Vamos para um exemplo? Se você tem uma pilastra e precisa estacionar, se aproxime dela antes de realizar as manobras, assim você ficará com o outro lado completamente livre para se movimentar. Isso faz com que você consiga evitar pequenas batidas.

Alinhe o seu carro
Vamos começar? Se você quer estacionar seu carro em uma vaga na rua. Alinhe paralelamente o veículo cerca de um metro de distância do outro que está parado na vaga a frente.

Para você ter uma noção da posição, fique um pouco a frente que o veículo que já está estacionado. Perceba que seu espelho retrovisor está um pouco mais para frente, assim você terá uma boa noção do espaço.

Virando o volante
É hora de começar a colocar o carro na vaga. Vire todo o volante para o lado do veículo que está parado e vá seguindo para trás bem devagar. Duas são as possibilidades para você saber se está na posição correta.

Os faróis do carro de trás devem aparecer por completo no seu espelho retrovisor esquerdo (do motorista). A outra maneira é olhar no espelho retrovisor interno e verificar se a imagem do centro do carro de trás está no canto direto do espelho.

Se você chegou nessa posição, está tudo certo!

Saiba quando inverter a direção
Se você está na posição correta conforme a descrição anterior, a parte dianteira do seu veículo estará paralela a traseira do veículo da frente. Nessa hora você deve virar o voltante todo para o outro lado e ir se movendo para trás, bem devagar.

Aqui é preciso cuidado, já que os pneus podem bater no meio fio, e isso pode causar problemas no alinhamento do seu carro.

Ajuste na posição ideal
Nessa hora você já está com o veículo dentro da vaga, é preciso somente posicionar o carro da maneira mais correta. Você pode ir para frente ou para trás, para deixar o veículo mais no centro.

Cuidado só para não bater nos outros veículos parados e tente se livrar de obstáculos que possam impedir que você abra as portas do veículo.






Fonte: Portaldotransito

14 de junho de 2018

Aprenda de uma vez por todas a fórmula perfeita para ser APROVADO de primeira na teórica do Detran