O número de acidentes no trânsito é sempre algo preocupante. Para se ter ideia, somente no feriado de Ano Novo, de 29 de dezembro de 2017 a 1º de janeiro de 2018, levando em conta todas as rodovias federais do país, a Polícia Rodoviária Federal registrou 987 ocorrências, as quais resultaram em 1.008 feridos e 67 mortos.
Mesmo havendo um aumento em acidentes de trânsito nas épocas de festas, sabemos que durante o ano inteiro há essa preocupação em relação à nossa segurança. Com um trânsito cada dia mais violento fica difícil estar totalmente tranquilo.
Porém, a fim de tentar minimizar as preocupações e fazer penas mais duras, algumas leis foram revistas e terão mudanças em 2018. Entenda melhor quais foram esses ajustes e como eles podem melhorar nosso dia a dia nas ruas e estradas do Brasil.
Pedestres e ciclistas multados
Segundo dados da Seguradora Líder, responsável pelo pagamento do DPVAT, de janeiro a novembro de 2017, foram 37.492 indenizações pagas no país, sendo que 9.851 delas foram para pedestres, o que representa 26% do total.
Pensando em diminuir essa estatística e trazer mais segurança as pessoas, agora os pedestres que forem flagrados atravessando fora da faixa ou fora de áreas determinadas terão de pagar uma multa de R$ 44,19. Para os ciclistas que cometerem infrações como conduzir a bicicleta em passeio, por exemplo, a multa terá o valor de R$ 130,16.
Motoristas bêbados
A Lei Seca visava diminuir os acidentes provocados por motoristas embriagados. A legislação é bastante rigorosa e quem for pego dirigindo ao consumir álcool pode ter a habilitação suspensa e pagar multa. Se ocasionar morte, ainda será passível de prisão.
A Polícia Rodoviária Federal, de janeiro a outubro de 2017, registrou 362 mortes nas rodovias brasileiras que envolviam pessoas que haviam bebido.
Agora o motorista que se enquadrar nessa situação terá uma pena de 5 a 8 anos de prisão e mudança na condenação. A ideia é que o condutor se conscientize dos riscos envolvidos e que essas estatísticas diminuam.
Cinto de segurança de 3 pontos
O uso do cinto é obrigatório, tanto para passageiros do banco da frente e traseiro e motoristas. Entretanto, o uso do cinto de 3 pontas que antes era obrigatório apenas no banco da frente passa a ser válido para todas as posições.
Dados de 2015, da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), apontam que das vítimas fatais de acidentes de trânsito nas estradas paulistas que estavam no banco traseiro, 69,4% não usavam cinto.
Com a mudança, deve-se aumentar o uso do cinto e reduzir o número de vítimas fatais.
Freios ABS e CBS nas motos
Os freios ABS garantem maior estabilidade e facilitam a frenagem. Agora em 2018, 60% das motos devem sair de fábrica com freios ABS. Somente as motos com menos de 300cc poderão utilizar os freios CBS, porém, em 2019 essa regra mudará mais uma vez.
Isso deve ajudar a reduzir os acidentes com motos, já que hoje 74% das indenizações pagas a vítimas de acidentes de trânsito são para motociclistas. Do total, 67% são destinadas a motoristas e 12% aos passageiros.
As novas regras tornam as punições mais severas e ajudam a intensificar a fiscalização, como os prazos de inspeção de veículos que também devem mudar.
A ideia é que o trânsito se torne mais seguro e que os índices de acidentes, mortes e invalidez reduzam, tanto para pedestres como motoristas e passageiros dos veículos. Se tudo ocorrer como o planejado em poucos meses já poderemos ver os resultados.
Vale lembrar que, mesmo com as mudanças, cada um deve se conscientizar e fazer sua parte, seja para ter um trânsito melhor, ou para se proteger no caminho (respeitando as leis e tendo um bom seguro de carro, por exemplo).
Não adianta termos leis melhores se cada um não tiver essa mudança de pensamento. Fica a reflexão para um trânsito melhor em 2018!
Fonte: Portal do Trânsito