Uma das turmas do segundo ano da EMEB Prof.ª Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, no Jardim das Tulipas, coordenada pela professora Angelita Freitas Braga, tem mostrado por meio das cores e dos desenhos que se cada um agir com cuidado, no local adequado para transitar, condutores e pedestres poderão contribuir para o trânsito ser seguro.
“A gente tem que usar o cinto de segurança. Se alguém não usa, quando estamos no carro, eu falo para colocar. Também precisa prestar atenção no semáforo para parar, no vermelho; prestar atenção, no amarelo; e seguir, no verde”, comenta Giovanna Lara, 7 anos.
O amigo da sala de aula, Henry Mateus, 8 anos, também conhece bastante sobre a segurança no trânsito. “Não pode correr com o carro, e os pedestres precisam atravessar nas faixas, porque, assim, não têm mortes. Tem que estar atento antes de seguir e não pode dirigir falando no celular”, afirma.
O Concurso de Desenho do Maio Amarelo é realizado pela Unidade de gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE), e conta com a participação de alunos de 7 a 10 anos, dos 2º, 3º, 4º e 5º ano. Os 40 desenhos selecionados serão premiados no dia 02 de junho, no evento de encerramento do Maio Amarelo, no auditório do Ciesp.
“A Educação para o Trânsito tem como objetivo promover a conscientização de todos em relação às boas práticas no trânsito, para a preservação de vidas. Nesse caso, a ação envolvendo crianças é mais uma oportunidade de ensinar de maneira lúdica sobre os cuidados nas vias”, comenta o diretor de Trânsito UGMT, Esdras Cintra Jr.
FONTE: https://jundiai.sp.gov.br/