NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades

Brasileiros poderão usar documentos digitais de trânsito ao visitar Argentina e Paraguai

 O secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, afirmou, em encontro com representantes da Argentina e Paraguai, em Foz do Iguaçu, no Paraná que os aplicativos de documentos digitais de trânsito devem valer para brasileiros que vivem, trabalham ou fazem turismo em municípios da região de fronteira com esses dois países.

Desde a substituição dos documentos de veículos impressos em papel-moeda e a implantação do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), no qual ficam armazenados os documentos de veículos e habilitação, muitas pessoas sentiram dificuldades em cruzar as fronteiras portando apenas os documentos em seus celulares.

Para sanar a questão, o secretário apresentou os aplicativos CDT e o Vio, que é usado somente pelos agentes fiscalizadores para verificar os QR Codes presentes nos dois documentos.
O encontro tornou-se uma espécie de oficina, pois os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) puderam mostrar, na prática, como funcionam os dois aplicativos. Além disso, como estas soluções são seguras para a autenticação e verificação de legitimidade.

“Foi um encontro muito produtivo. Os dois países se mostraram interessados e abertos em aceitar e até adotar estas mesmas medidas para a sua população”, afirmou Carneiro.

O secretário disse, ainda, que deixaria a tecnologia do aplicativo Vio à disposição dos dois países.

Nesse sentido, todos se comprometeram a aceitar os documentos digitais apresentados pelos cidadãos brasileiros em suas fronteiras.
Documentos digitais
Os documentos digitais de trânsito- a CNH e o CRLV eletrônicos– tem o mesmo valor dos documentos impressos e são aceitos por todos os órgãos fiscalizadores do Sistema Nacional de Trânsito. É possível baixá-los através do aplicativo CDT e ficam acessíveis mesmo quando o proprietário está sem internet.

Veja como baixar a CDT
Além de armazenar os documentos de porte obrigatório no trânsito em formato digital, a Carteira Digital de Trânsito avisa sobre o vencimento do documento. Bem como, permite a visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas pelos órgãos autuadores de todo o país.

O aplicativo ainda permite ao condutor, por exemplo, receber notificações de recall e mensagens de campanhas educativas oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Com informações da Agência de Notícias do Paraná

FONTE: Portal do Trânsito

22 de outubro de 2021

Aprenda de uma vez por todas a fórmula perfeita para ser APROVADO de primeira na teórica do Detran