NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades

Como imprimir o licenciamento 2022? Veja o passo a passo

 O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou Certificado de Licenciamento Anual (CLA) é um documento de porte obrigatório, que pode ser dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao sistema informatizado do órgão responsável para verificar se o veículo está licenciado. Nele constam, as características do veículo, bem como informações sobre o pagamento do IPVA, do Seguro Obrigatório (DPVAT) e ano em exercício. Atualmente, é possível baixar o documento no aplicativo Carteira Digital de Trânsito e carregá-lo no smartphone, ou ainda, imprimir o licenciamento 2022 em casa mesmo.

Os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) não emitem mais o documento em papel moeda.

A versão digital do licenciamento 2022 traz todas as informações assim como tem a mesma validade jurídica do documento físico.
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para o proprietário do veículo ter acesso ao licenciamento 2022, o primeiro passo é verificar junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) se todos os débitos do veículo estão quitados. São eles tributos, encargos e multas de trânsito, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT), que esse ano novamente não tem taxa, como você pode ver aqui.

Se tudo estiver regularizado, é possível baixar o documento pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) bem como imprimi-lo. Veja aqui o que fazer se você não conseguir baixar o licenciamento 2022.

Como imprimir o licenciamento 2022 através da Carteira Digital de Trânsito
Para ter o documento em mãos, por exemplo, o procedimento é simples.

1. O cidadão deve acessar a conta com o cadastro gov.br. Ou ainda, com os dados do cadastro feito em banco conveniados.

2. Após entrar com os dados da sua conta, você deverá clicar em meus veículos.

4. Na sequência, basta clicar na palavra CRLV Digital (conforme imagem abaixo). Automaticamente será baixada a versão em PDF do licenciamento 2022, dessa forma é possível imprimir em casa.

Ainda assim, mesmo com essas dicas, o proprietário do veículo tiver problemas para baixar, acessar ou de cadastro poderá entrar em contato com a Serpro, responsável pelos documentos digitais. Através do e-mail: css.serpro@serpro.gov.br ou telefone: 0800-728 2324












FONTE: PORTAL DO TRÂNSITO

27 de junho de 2022

Aprenda de uma vez por todas a fórmula perfeita para ser APROVADO de primeira na teórica do Detran