NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades

Já ouviu falar em ponto cego do carro? Saiba onde está e como acabar com ele

 Ponto cego é a área ao redor do carro que a motorista não consegue enxergar olhando para frente, para trás ou por qualquer um dos retrovisores. Essa falha de visão é uma das principais responsáveis por acidentes, sobretudo com motocicletas. É o famoso "a moto surgiu do nada". Na verdade, ela estava ali o tempo todo, mas você não viu.

Como diminuir o ponto cego?
Os pontos cegos ficam nas laterais do veículo onde o reflexo do retrovisor não alcança. Eles sempre vão existir, mas podem ser reduzidos com o bom ajuste dos espelhos. Primeiro, posicione-se corretamente no banco, com os joelhos semi-flexionados e as costas retas.

Alinhe os retrovisores externos buscando a traseira do seu veículo e abra até que ela saia do campo de visão. A ideia é enxergar o mínimo do veículo e o máximo da rua. Já o espelho interno deve ser ajustado de forma a enxergar todo o vidro de trás.

Fora isso, há pontos cegos que são estruturais e que mudam de acordo com o modelo do automóvel, como pilares, encostos de cabeça e altura da traseira. A altura e o tamanho do veículo também influenciam, por isso, é importante conhecer o próprio carro e perceber os lugares em que visibilidade fica comprometida.

Para evitar acidentes, é sempre importante lembrar que existe uma parte da via que está fora do seu campo de visão e, assim, dirigir com o máximo de cuidado. Essa dica vale principalmente na hora de mudar de faixa. Por isso, sinalize sua intenção com antecedência e só realize a manobra se tiver a certeza de que nenhum motociclista vem pela lateral.






Fonte: Vix

19 de julho de 2019

Aprenda de uma vez por todas a fórmula perfeita para ser APROVADO de primeira na teórica do Detran